Nossa última aula antes da greve, no dia 27/05, foi recheada de apresentações de textos sobre Gêneros Digitais. Começamos com as colegas Flávia e Niedja que nos trouxeram o texto "Analysing the Rhetoric Digital Genres" (Análise Retórica dos Gêneros Digitais), de Shepherd, Juaçaba, Matos, Pontes e Velloso na Universidade Federal Fluminense. A discussão girou da exposição dos movimentos retóricos de sites de cursos de línguas, passando por sites de autoajuda e perfis masculinos de sites de relacionamento, culminando com a análise de sinopses de romances.
Na continuidade, o prof. Dr. Luiz Fernando Gomes fez algumas considerações sobre a apresentação, falando a respeito da sociorretórica e de sua gramática sistêmico-funcional. Dessa forma, expôs que os movimentos de um gênero podem ser: obrigatórios (característicos do gênero), possíveis (opcionais) e impossíveis (descaracterizadores do gênero). Salientou também que os gêneros são mais ou menos estáveis e que o léxico possui também características que o ligam ao gênero.
Uma conclusão muito importante das discussões é o fato de que a Internet, na verdade, não criou gêneros e, sim, ampliou pelo menos uma das características dos já existentes: a circulação.
A segunda apresentação ficou por conta dos alunos Nilton, Luciano e Josimar, com o texto "Critérios para o Estudo de Reelaborações de Gêneros em Redes Sociais", de Júlio Araújo. De acordo com a exposição do grupo, não existem gêneros digitais e a Internet constitui-se apenas como um suporte, um espaço plural que abriga os diversos gêneros, sendo estes transmutados, isto é, reelaborados.
Dayane, João Victor e Juliana foram os componentes do terceiro grupo a se apresentar. O texto trazido por eles foi "Gêneros Textuais no Contexto Digital e Educacional", de Ediléa Félix Corrêa. A equipe teceu algumas críticas quanto à elaboração do texto e a alguns aspectos conceituais, incoerências e imprecisões, inclusive no uso de alguns termos, tais como: "gênero virtual", "discurso eletrônico", etc.
A penúltima equipe apresentou o texto "Gêneros digitais: as TIC como possibilidades para o ensino de Língua Portuguesa", de Lopes, Góes e Piccolotto, tendo como participantes as colegas Alcilene, Aléssia e Arly. A exposição teve como destaque a caracterização do blog como um espaço hipertextual multigênero, ou seja, que engloba váriados gêneros e dá acesso a outros hipertextos.
Por último, Eliezer e Luiziana expuseram o texto "Digital Genres, New Literacies and Autonomy in Language Learning", que trata da questão da autonomia de aprendizado no meio digital. Os colegas propuseram um questionamento da efetividade dessa autonomia no ensino de línguas, exemplificadamente de Língua Francesa.
Ficamos aguardando o término da greve para dar continuidade às demais apresentações e à disciplina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário