quinta-feira, 14 de maio de 2015

Aula 2 - Trajetória do Hipertexto e Reflexões Conceituais

Este encontro realizado no dia 08 de abril pode ser dividido em duas partes. Na primeira, demos continuidade ao estudo do desenvolvimento histórico do hipertexto. As reflexões foram feitas a partir da resolução de algumas questões propostas no material da disciplina. A partir dele, conhecemos um outro nome de destaque em relação ao hipertexto: Douglas Engelbart. Este estudioso norte-americano, junto com sua equipe, apresentou os conceitos de mouse e de janelas múltiplas, além de ter promovido a criação da edição de textos em tela e do primeiro sistema para linkar blocos de informação. 
Outro destacado estudioso nessa área é Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web (WWW) que atualmente é, como já dissemos, uma "gigantesca teia hipertextual".
Ainda nessa caracterização histórica, foram feitos alguns "links" com o contexto sócio-cultural em que se desenvolveram os trabalhos já mencionados, incluindo-se aí o movimento hippie e as demais manifestações jovens ocorridas na década de 60, período de contestações e efervescência cultural.
Na segunda parte da aula, foi feita a leitura e a discussão do texto "Texto e hipertexto: o 'hiper' do hipertexto e outras questões". Através dele, o professor conduziu-nos a reflexões sobre o aspecto linguístico do hipertexto e sobre a necessidade de estudá-lo nesse viés, uma vez que, como ele foi produto da informática, há uma tendência em não enxergar nele as propriedades e peculiaridades linguísticas que lhe são inerentes.
Douglas Engelbart

Tim Berners-Lee


Nenhum comentário: