Sobre as redes sociais, fez-nos refletir sobre o hábito cada vez mais comum de divulgação de fotos pessoais nesse espaços, mesmo nas situações mais comuns do dia-a-dia, argumentando que essa prática tem a finalidade de manter os vínculos afetivos, as relações sociais a distância. Ainda sobre esse assunto, outra reflexão interessante é a da validade e da imprecisão do "curtir" no Facebook, entre outras incoerências e tendências maniqueístas desses ambientes.
O vídeo abaixo traz reflexões sobre as contradições das conexões virtuais:
Vídeo do youtube disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EPoUKDuGMLg
Dando continuidade à aula, começamos a conhecer a definição e a classificação do hipertexto. Vimos que o hipertexto tem algumas características distintivas dos demais textos, quais sejam:
a) É virtual;
b) Tem a presença de links. Estes podem ser palavras, imagens, vídeos, etc., que nos levam a outros textos; e
c) Possibilita certa autonomia ao leitor, que pode seguir a sequência de leitura que achar mais conveniente.
Passando a tratar da classificação em específico, vimos que os hipertextos podem ser divididos, inicialmente, em dois grandes blocos: abertos e fechados. São considerados abertos aqueles detentores de links que nos levam a outros ambientes, documentos que estão ou outros servidores. A Wikipedia é um exemplo de um hipertxto que, além disso, possibilita ao leitor uma participação ainda mais ativa, uma vez que permite a ele a inclusão de links que complementem os conteúdos. Os fechados, por sua vez, conduzem o leitor a documentos internos à unidade, sem que haja a possibilidade de alterações (é o caso do CD-ROM).
Quanto à estrutura e flexibilidade, podemos dividir os hipertextos em:
2.Hierárquico: a partir de uma entrada principal tem-se acesso a outros documentos.
A variedade de hipertextos e sua presença cada vez mais constante no cotidiano dos alunos coloca para a escola o desafio de trabalhar formas eficazes de letramento, de modo a ultrapassar os limites do tecnológico e enxergar o hipertexto como peça linguística.
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