quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Aula 10 - Revisão de Hipertexto e Início das Discussões sobre Multimodalidade

No retorno das aulas após a greve, no dia 07 de outubro professor Luiz Fernando fez algumas considerações a respeito do novo calendário de aulas. Em seguida, passou o tem a da multimodalidade, citando exemplos de como ela aparece em diversas situações didáticos e gêneros diferentes. Salientou também que a multimodalidade permite traduzir o texto verbal e o não-verbal. Após uma produtiva discussão com exposição de vários exemplos de situações multimodais e o intervalo, tivemos que resolver as questões anteriormente enviadas pelo professor, como forma de revisão de alguns conceitos relacionados ao Hipertexto e aos Gêneros Textuais Digitais. Por fim, definiram-se também as apresentações das 3 últimas equipes restantes para apresentar os textos sobre gêneros textuais digitais.

Eis as questões colocadas para resolução: 


        Em grupos, respondam as seguintes questões. Vocês terão 1h para respondê-las e, após o intervalo, cada grupo escolherá um ou dois componentes para apresentar as respostas do grupo para a classe.

       1ª) Apontem as principais semelhanças e diferenças entre texto e hipertexto, dividindo-as em três aspectos: (1) sua constituição; (2) questões referentes à leitura; (3) questões referentes à sua produção para fins educacionais, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem.

        2ª) Qual a relação entre internet, web e hipertexto?

        3ª) Quais as principais funções dos links? Dentre as funções chamadas retóricas, quais as que vocês percebem como as mais importantes ou as mais usuais?

       4ª) Sobre o chamados gêneros digitais, apresentem a(s) definição(ões) de gênero que perceberam ser mais produtivas para suas pesquisas/atividades com as linguagens no meio digital.  Com base nessa(s) teoria(s) façam um elenco de gêneros digitais, justificando cada um dos gêneros elencados mediante um enquadramento teórico.

Nenhum comentário: