Abaixo, elenco as respostas elaboradas por nossa equipe, composta por Musiliyu, Alcilene e por mim:
Em
grupos, respondam as seguintes questões.
1-
Apontem as principais semelhanças e diferenças entre texto e
hipertexto, dividindo-as em três aspectos:
- sua constituição:
Semelhanças
- contém tecidos linguísticos de coesão e coerência, apoiados
pelo demais fatores de textualidade/ situacionalidade/
intertextualidade/ intencionalidade/ informatividade/ aceitabilidade
entre outros.
Diferença
– o texto é unidimensional, com as páginas organizadas em
sequência, enquanto o hipertexto é multidimensional, e é
constituído de uma rede de textos interconectados por meio de link.
- questões referentes à leitura:
Semelhanças:
O hipertexto circula no meio digital. O texto também faz.
Diferença:
O texto veicula também por meio de suporte tradicional (ex. papel)
enquanto o hipertexto circula exclusivamente no meio digital. O texto
é sequencial. O hipertexto é não sequencial ou multi-sequencial.
- questões referentes à sua produção para fins educacionais, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem:
Semelhanças:
Têm como objetivo informar o leitor
Diferença:
Além de informar o leitor, o hipertexto tem uma organização melhor
do conteúdo, possibilita um acesso mais rápido a diversas
informações relacionadas ao conteúdo e traz ao leitor a riqueza de
possibilidades e experiências através dos seus recursos
multimodais, tais como o acesso a vídeo, áudio, imagem, etc.
2-
Qual a relação entre internet, web e hipertexto?
A
internet é a rede mundial de computadores (definida por Sherman
e Price (2001, p 7-17) como sendo a canalização necessária para
que a informação dos mais diversos tipos possa fluir de um
computador para outro por todo o planeta). Ela foi arquitetada como
sendo uma infraestrutura geral dentro da qual poderiam ser concebidas
novas aplicações e novos serviços. Assim foi criada a Web (
World Wide Web) que definida pelo seu idealizador, o físico inglês
Tim Berners-lee (1996), como o universo abstrato da informação
acessível na rede global. E proposta na criação da Web referia-se
à gestão das informações mostrando como elas poderiam ser
facilmente transferidas por meio da internet usando o Hipertexto
(sistema de navegação por meio de links através da informação).
3-
Quais as principais funções dos links? Dentre as funções chamadas
retóricas, quais as que vocês percebem como as mais importantes ou
as mais usuais?
Link
de navegação – um vínculo que provê um caminho para que os
usuários possam viajar pela web. Por sua natureza, todos os links
são de navegação, mesmo que eles tenham outras funções.
Link
interno. Permite que o usuário navegue dentro do site.
Link
externo. Vínculo que dirige o internauta para outros sites
Links
associativos. Um vínculo que o usuário utiliza como propósito
de obter mais informações, em vez de simplesmente permitir a
navegação.
Link
embutido- vínculo que está inserto ou marcado diretamente em
uma palavra ou em uma frase do texto, diferenciando-se dos links
oferecidos na barra de navegação.
Entre
as funções retóricas, percebemos que a função de ampliação de
conteúdo é uma das mais importantes e usuais.
4-
Sobre o chamados gêneros digitais, apresentem a(s) definição(ões)
de gênero que perceberam ser mais produtivas para suas
pesquisas/atividades com as linguagens no meio digital. Com base
nessa(s) teoria(s) façam um elenco de gêneros digitais,
justificando cada um dos gêneros elencados mediante um enquadramento
teórico.
Na
verdade, os chamados gêneros digitais são aqueles gêneros textuais
que tiveram suas características e potencialidades ampliadas por
estarem no suporte digital da internet, tais como a interatividade,
os recursos multimodais, a circulação, etc. Sob esse ponto de
vista, podemos argumentar que os chamados de gêneros digitais
inexistem e que exemplos de supostos gêneros digitais, tais como o
blog e o e-mail, são, na verdade, ferramentas que podem abrigar
diversos gêneros textuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário