quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Aula 12 - Apresentação das Questões de Revisão

A aula do dia 21/10, tivemos as apresentações das respostas para as questões colocadas na última aula. A apresentação de cada grupo foi ricamente complementada pelos comentários do professor Luiz Fernando e dos demais colegas. Ao final, pudemos concluir que grande parte do que se coloca como novidade ou mesmo revolução, em relação aos chamados gêneros digitais, diz respeito a elementos presentes nos gêneros textuais já existentes. Em outras palavras, a tecnologia não mais que ampliou as possibilidades de uso e de circulação desses gêneros, por estes estarem agora em suportes que possibilitam maior interatividade. Dessa forma, seria desnecessário falar em gêneros textuais digitais.

Abaixo, elenco as respostas elaboradas por nossa equipe, composta por Musiliyu, Alcilene e por mim:


Em grupos, respondam as seguintes questões.

1- Apontem as principais semelhanças e diferenças entre texto e hipertexto, dividindo-as em três aspectos:
  1. sua constituição:
Semelhanças - contém tecidos linguísticos de coesão e coerência, apoiados pelo demais fatores de textualidade/ situacionalidade/ intertextualidade/ intencionalidade/ informatividade/ aceitabilidade entre outros.
Diferença – o texto é unidimensional, com as páginas organizadas em sequência, enquanto o hipertexto é multidimensional, e é constituído de uma rede de textos interconectados por meio de link.
  1. questões referentes à leitura:
Semelhanças: O hipertexto circula no meio digital. O texto também faz.

Diferença: O texto veicula também por meio de suporte tradicional (ex. papel) enquanto o hipertexto circula exclusivamente no meio digital. O texto é sequencial. O hipertexto é não sequencial ou multi-sequencial.

  1. questões referentes à sua produção para fins educacionais, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem:
Semelhanças: Têm como objetivo informar o leitor
Diferença: Além de informar o leitor, o hipertexto tem uma organização melhor do conteúdo, possibilita um acesso mais rápido a diversas informações relacionadas ao conteúdo e traz ao leitor a riqueza de possibilidades e experiências através dos seus recursos multimodais, tais como o acesso a vídeo, áudio, imagem, etc.

2- Qual a relação entre internet, web e hipertexto?
A internet é a rede mundial de computadores (definida por Sherman e Price (2001, p 7-17) como sendo a canalização necessária para que a informação dos mais diversos tipos possa fluir de um computador para outro por todo o planeta). Ela foi arquitetada como sendo uma infraestrutura geral dentro da qual poderiam ser concebidas novas aplicações e novos serviços. Assim foi criada a Web ( World Wide Web) que definida pelo seu idealizador, o físico inglês Tim Berners-lee (1996), como o universo abstrato da informação acessível na rede global. E proposta na criação da Web referia-se à gestão das informações mostrando como elas poderiam ser facilmente transferidas por meio da internet usando o Hipertexto (sistema de navegação por meio de links através da informação).

3- Quais as principais funções dos links? Dentre as funções chamadas retóricas, quais as que vocês percebem como as mais importantes ou as mais usuais?
Link de navegação – um vínculo que provê um caminho para que os usuários possam viajar pela web. Por sua natureza, todos os links são de navegação, mesmo que eles tenham outras funções.
Link interno. Permite que o usuário navegue dentro do site.
Link externo. Vínculo que dirige o internauta para outros sites
Links associativos. Um vínculo que o usuário utiliza como propósito de obter mais informações, em vez de simplesmente permitir a navegação.
Link embutido- vínculo que está inserto ou marcado diretamente em uma palavra ou em uma frase do texto, diferenciando-se dos links oferecidos na barra de navegação.

Entre as funções retóricas, percebemos que a função de ampliação de conteúdo é uma das mais importantes e usuais.

4- Sobre o chamados gêneros digitais, apresentem a(s) definição(ões) de gênero que perceberam ser mais produtivas para suas pesquisas/atividades com as linguagens no meio digital. Com base nessa(s) teoria(s) façam um elenco de gêneros digitais, justificando cada um dos gêneros elencados mediante um enquadramento teórico.
Na verdade, os chamados gêneros digitais são aqueles gêneros textuais que tiveram suas características e potencialidades ampliadas por estarem no suporte digital da internet, tais como a interatividade, os recursos multimodais, a circulação, etc. Sob esse ponto de vista, podemos argumentar que os chamados de gêneros digitais inexistem e que exemplos de supostos gêneros digitais, tais como o blog e o e-mail, são, na verdade, ferramentas que podem abrigar diversos gêneros textuais.

Nenhum comentário: