quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Aula 13 - Relações entre Texto e Imagem

Nossa aula do dia 28/10 teve como objetivo estudar e analisar algumas relações entre texto e imagem em revistas e jornais digitais. O professor Luiz Fernando abordou alguns exemplos de páginas da internet, demonstrando como se dá a forma de leitura e como somos induzidos a ler de determinado modo. Citou ainda o exemplo do Youtube como sendo um hipertexto multimodal.

Em seguida, passamos a ver as aptidões dos modos visual e verbal. Vimos que os textos visuais têm aptidão para a emoção  e os textos verbais para o raciocínio lógico, embora ambos, em alguns momentos, possam inverter o seu emprego.

Outro ponto importante estudado durante a aula foi que o conceito de imagem é bastante amplo e pode abranger o acústico, o sensorial e o visual. Entretanto, nosso objeto de estudo se constituirá de imagem como representação visual.

No retorno do intervalo, o professor fez um interessante exercício: fez a descrição de uma caixa de fósforo, sem explicitá-la, de maneira que pudéssemos, através de uma descrição verbal, criarmos uma representação visual mental e, assim, chegarmos à definir de que objeto se tratava. Vimos outro exemplo em que o texto visual e o texto verbal foram complementares.

Outro aspecto importante também levantado, diz respeito à mudança no valor de verdade das imagens. Estas, ao longo do tempo e com o desenvolvimento da tecnologia, podem ser modificadas, montadas e alteradas facilmente, desfazendo o caráter fortemente comprobatório de que se revestiam anteriormente. Dessa maneira, a fotografia antiga é classificada como denotada, como representação pura. Já o desenho, a pintura, o teatro, etc., poderiam ser classificados como imagens conotadas, sem pretensão de representação pura.

Nesse sentido, vimos diversos fotos que produzem interpretações ambíguas, demonstrando que a imagem sozinha não resolve os problemas de leitura, ou seja, nem sempre comunica totalmente.

Por último o professor tratou sobre as formas de representação icônica, como forma de utilização da metonímia nas imagens.

Vimos também que, segundo Barthes, entre a foto e o real há uma redução.

Sobre a ambiguidade imagética, listo os endereços abaixo. Eles contém alguns exemplos interessantes de como as imagens também não são transparentes:

http://misteriosdomundo.org/45-fotos-ilogicas-que-voce-vai-demorar-para-entender/

http://sempreatualizado.com/14-imagens-que-voce-precisa-olhar-atentamente-para-entender/

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